Relações com Investidores

Glossário

A

Ação ordinária

Título que representa a menor parcela do capital social de uma sociedade anônima e que confere a seu titular o direito de voto em assembleia.

ACL
Ambiente de Contratação Livre. Segmento de mercado relativo à compra de energia elétrica por agentes não-regulados, tais como os Consumidores Livres e comercializadores de energia elétrica.

ACR
Ambiente de Contratação Regulado. Segmento de mercado relativo à compra, mediante licitações, pelas empresas de distribuição.

ADR
American Depositary Receipt. Recibo de ações de companhia fora dos Estados Unidos, emitido por um banco e custodiado em banco norte-americano, pelo qual emitentes de títulos cotados em outros países atendem às normas e regulamentos norte-americanos de registro de títulos, o que facilita o recebimento de dividendos por investidores dos Estados Unidos.

AGE
Assembleia Geral Extraordinária. Reunião dos acionistas de uma companhia para discutir e deliberar sobre assuntos de interesse social, exceto os pertinentes à AGO.

AGO
Assembleia Geral Ordinária. Reunião anual de acionistas de uma companhia para tomada de contas dos administradores, exame e votação das demonstrações financeiras, destinação dos lucros, distribuição de dividendos e eleição de administradores e do Conselho Fiscal.

Aneel
Agência Nacional de Energia Elétrica. Entidade vinculada ao MME que regula e fiscaliza as atividades de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.

Ação ordinária
Título que representa a menor parcela do capital social de uma sociedade anônima e que confere a seu titular o direito de voto em assembleia.

 

B

BACEN
Banco Central do Brasil. Entidade vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil que emite moeda, executa serviços de meio circulante, recebe recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais e controla o fluxo de capitais estrangeiros.

BM&FBOVESPA
Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, de São Paulo. É a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado.

BNDES
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social S.A. Empresa pública federal sediada no Rio de Janeiro cuja finalidade é o financiamento de longo prazo para investimentos sociais, regionais e ambientais.

C

CCC
Conta Consumo de Combustíveis Fósseis. Conta criada para cobrir custos da utilização de combustíveis fósseis (óleo diesel e carvão) usados na geração termelétrica em áreas não atendidas pelo serviço de eletrificação.

CCEE
Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Entidade que viabiliza as atividades de compra e venda de energia em todo o País.

CDE
Conta de Desenvolvimento Energético. Fonte de subsídio criada para tornar competitivas fontes alternativas de energia e promover a universalização dos serviços de energia elétrica. Durará até 2023 e é considerada sucessora da CCC.

CVA
Conta de Compensação de Variação de Valores de Itens da Parcela A. Mecanismo criado em outubro de 2001 para compensação das variações de valores de itens dos custos não gerenciáveis (Parcela A) ocorridas entre reajustes tarifários anuais das distribuidoras de energia. Na data do reajuste anual, se a CVA estiver negativa, há repasse para tarifa. Se a conta estiver positiva, o saldo é usado para abater o reajuste anual das tarifas.

CVM
Comissão de Valores Mobiliários. Entidade vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil que disciplina, normaliza e fiscaliza todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários e seus agentes;

 

D

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.

E

Empréstimo Compulsório
Recurso instituído com o objetivo de expandir e melhorar o setor elétrico brasileiro e cobrado e recolhido dos consumidores industriais com consumo mensal igual ou superior a 2000kwh por meio das contas de luz emitidas pelas empresas distribuidoras de energia elétrica. O valor anual destas contribuições, a partir de 1977, passou a constituir crédito escritural, nominal e intransferível em favor do contribuinte. No início da década de 1980 o governo prorrogou o prazo de vigência do Empréstimo Compulsório até o fim de 1993. A legislação fixou um prazo máximo de 20 anos para devolução do empréstimo compulsório aos seus contribuintes, mas facultou à Eletrobras a possibilidade de antecipação dessa devolução, através de conversão acionária dos créditos. Ou seja, transformar os créditos escriturais em ações e entregar estas ações aos respectivos titulares.

F

Free float
Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados.

G

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.

H

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.

I

IAN
Informações Anuais. Documento contábil que as companhias devem encaminhar anualmente à CVM e que fornece informações sobre os principais indicadores econômico-financeiros, resumo das principais contas das demonstrações financeiras e gráfico de dados selecionados.

Ibovespa
Índice Bovespa – Mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro.

IFRS
International Financial Reporting Standards. Conjunto de normas de contabilidade, desenvolvido pelo International Accounting Standards Board (IASB), que está se tornando o padrão global para a elaboração de demonstrações financeiras de empresas públicas.

Impairment
Redução do valor recuperável de um bem ativo. Em termos práticos, significa que as companhias têm que avaliar, periodicamente, os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no balanço. Cada vez que se verificar que um ativo está avaliado por valor não recuperável no futuro, ou seja, toda vez que houver uma projeção de geração de caixa em valor inferior ao montante pelo qual o ativo está registrado, a companhia terá que fazer a baixa contábil da diferença.

ISE
Índice de Sustentabilidade Empresarial. Reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

ITAG
Índice de Ações com Tag Along Diferenciado. Mede o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários em caso de alienação do controle.

ITR
Informações Trimestrais. Documento contábil que as companhias devem encaminhar periodicamente à CVM com estrutura semelhante à das IAN.

J

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.

K

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.

L

LAJIDA
Lucro antes do pagamento de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização do diferido. Elemento de avaliação que mede a geração de caixa nas operações da empresa, antes que seja afetada pelos encargos financeiros e débitos contábeis.

M

Market capitalization ou market cap
Valor do mercado. Somatória do valor das ações emitidas para negociação num determinado mercado, valorizada a preços correntes.

MME
Ministério de Minas e Energia. Entidade que formula políticas e planos de curto, médio e longo prazos e propõe medidas preventivas ou corretivas para assegurar a confiabilidade do suprimento de energia ao país.

N

NYSE
New York Stock Exchange. Bolsa de Valores de Nova York

O

ONS
Operador Nacional do Sistema Elétrico. Entidade privada que coordena e controla a operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica nos sistemas interligados brasileiros.

P

Parcela A
Custos das distribuidoras que incluem, dentre outros: (i) custos de aquisição de energia elétrica para revenda de acordo com Contratos Iniciais; (ii) custos de aquisição de energia elétrica de Itaipu; (iii) custos de aquisição de energia elétrica conforme contratos bilaterais negociados livremente entre as partes; e (iv) custos regulatórios, incluindo custos referentes aos encargos de uso dos sistemas de transmissão e conexão.

Q

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.

R

RBSE
Rede Básica Sistemas Existentes. Pagamento às empresas de transmissão de energia elétrica pelos bens reversíveis existentes em 31 de maio de 2000.

RGR
Reserva Global de Reversão. Reserva criada em 1957 com a finalidade de constituir um fundo para cobertura de gastos da União com indenização de eventuais reversões de concessões vinculadas ao serviço de energia elétrica. Posteriormente, passou a ser usada em projetos de geração, transmissão, distribuição, eficiência energética, iluminação pública e universalização do acesso à energia elétrica.

Risco Cambial
Risco a que os investidores em termelétricas estavam submetidos ao comprar gás natural em dólar e vender a energia gerada por esse combustível em Real e que impedia o financiamento dos empreendimentos, uma vez que a tarifa só pode ser reajustada uma vez ao ano.

S

SEC
Securities and Exchange Commission. Entidade americana que protege investidores e mantém a integridade dos mercados de valores mobiliários.

Securities Act
Securities Act de 1933 dos Estados Unidos, conforme alterado. Lei que teve dois objetivos básicos: exigir que os investidores recebam informações financeiras importantes e de outra natureza sobre os valores mobiliários que estão sendo oferecidos para venda ao público; e proibir golpes, deturpações e outras fraudes na venda de títulos.

SIN
Sistema Interligado Nacional. Instalações responsáveis pelo suprimento de energia elétrica a todas as regiões eletricamente interligadas formado pelas empresas geradoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte.

T

Tag along
Direito de alienação de ações conferido a acionistas minoritários, ao mesmo preço dos acionistas controladores, em caso de alienação de ações realizada por esses controladores.

U

US GAAP
Práticas contábeis geralmente aceitas nos Estados Unidos.

UHE
Usina Hidrelétrica. Central na qual a energia mecânica da água gira turbinas e gera energia elétrica.

UTN
Usina Termonuclear. Central termelétrica na qual uma reação nuclear serve como fonte para geração de energia elétrica.

UTE
Usina Térmica. Central na qual a energia química de combustíveis fósseis é convertida em energia elétrica.

V

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.

w

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.

x

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.

Y

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.

Z

Não há nenhum item a ser mostrado neste modo de exibição da lista “Glossario”.