Board of Directors and Councils

Board of Executive Officers

 

Ivan de Souza Monteiro Chief Executive Officer

Ivan de Souza Monteiro é formado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, em Minas Gerais, possui MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/RJ) e MBA em Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Janeiro (PUC/RJ). Ivan de Souza Monteiro foi Co-CEO e Presidente do Banco de Investimentos do Credit Suisse Brasil. Foi Diretor Presidente e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores – CFO da Petrobras – Petróleo Brasileiro SA, Vice-Presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores – CFO do Banco do Brasil SA, tendo atuado também como Gerente Geral BB New York, Gerente Geral BB Lisboa e África e Superintendente Comercial do Banco do Brasil S.A. Atuou no Comitê de Riscos do NuBank, bem como nos conselhos de administração do IRB – Instituto de Reinseguros do Brasil, Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A., Ultrapar Participações, Banco Votorantim Participações S.A., BB Seguridade e CPFL Energia. É membro do Conselho de Administração da Eletrobras desde agosto de 2022, tendo atuado como Presidente do Conselho até 14 de agosto de 2023, quando foi eleito Presidente da Eletrobras e renunciou ao cargo de Presidente do Conselho.

Rodrigo Limp Nascimento Executive Vice-President of Regulation and Corporate Relations

Rodrigo Limp Nascimento holds a degree in Electrical Engineering from the Federal University of Juiz de Fora. He has a master’s degree in Regulatory Law and a Master of Public Sector Economics, both from the University of Brasília, and a Master of Business Administration in Electric Energy from Fundação Getúlio Vargas. He began his professional career at the Brazilian National Electric Energy Agency (Aneel), in 2007, as a specialist in the regulation of public energy services. In 2015, he became a legislative consultant in the areas of energy, mining, and water resources in the Chamber of Deputies of Brazil. From May 2018 to March 2020, he held the position of director of Aneel and then secretary of Electric Energy of the Ministry of Mines and Energy (Mme). From April 2021 to July 2022, he was a member of the Board of Directors of Itaipu Binacional. Since April 2020, he has been a member of the Board of Directors of the Brazilian National Electric System Operator (ONS), becoming the chairman of the board in May 2021. He was sworn in as president of Eletrobras in May 2021, a position he held until September 2022. Since then, he has taken over the Regulation and Institutional Relations area.

Camila Gualda Sampaio Araújo Executive Vice-President of Governance, Risks, Compliance and Sustainability

Camila Araújo formou-se em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial em 2000 e possui Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em 2004 e especialização em Inovação, Métodos Ágeis & Sprint pela Faculdade de Informática e Administração Paulista em 2019. em Risk Consulting , tendo iniciado sua carreira na Arthur Andersen em 2000. Na Deloitte, ocupou cargas até se tornar sociedade da Risk Consulting em 2012. Desenvolver um forte conhecimento em Gestão de Risco, desde a identificação de riscos até o estabelecimento do apetite ao risco, resposta ao risco risco e atividades de monitoramento. Também tem experiência em governança corporativa, programas de compliance (incluindo iniciativas anticorrupção e monitoramento) e gestão de controles internos. .

Eduardo Haiama Executive Vice-President of Finance and Investor Relations

Eduardo Haiama é formado pela Escola Politécnica da USP em Engenharia Elétrica e possui pós-graduação (MBA) pela Duke University (Carolina do Norte, EUA). Atuou como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Yduqs Participações, de 2019 a 2022, e da Equatorial Energia, de 2008 a novembro de 2019. Também foi Conselheiro da Equatorial Energia. Atuou no Banco UBS Pactual, na área de equity research, como analista sênior de utilidades, entre 2004 e 2008. Em diversos agradecimentos, foi reconhecido como um dos melhores analistas do mercado pela Institutional Investor. Anteriormente, atuou como analista de produtos estruturados no Banco Itaú BBA (antigo BBA Creditanstalt).

Élio Wolff Executive Vice-President ff Strategy and Business Development

Élio Wolff é formado em Engenharia Elétrica (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em Finanças (2000), pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (Fepese/UFSC), MBA em Finanças Corporativas pelo Ibmec (2003) , e participação no General Management Program (2014), no CEDEP/Insead (França). Iniciou sua carreira profissional na Gerasul/Tractebel (atual Engie) em Florianópolis, em 2000, e continua na Engie de 2006 a 2014, esteve na área de desenvolvimento de negócios e como analista financeiro. Ele também ocupou cargos de Head de Estratégia e CFO em Dubai, Rio de Janeiro, Panamá e Índia. Em 2015, passou a trabalhar na sede da Engie em Paris, chegando ao cargo de Global Head of M&A, em 2018. Assumiu a Diretoria de Estratégia de Negócios e Capital da Eletrobras em dezembro de 2022.

José Renato Domingues Executive Vice President of People, Management, and Culture

José Renato Domingues iniciou sua carreira como fundador e sócio-diretor da Zumble Consultoria (1994 – 2004), onde foi pioneiro no Brasil em aprendizagem organizacional e planejamento planejado por cenários. Atuou como diretor de consultoria em transformação da DBM Brasil (2005 a 2007); foi diretor de RH da International Paper Latin America (2007 – 2011); trabalhou como VP de Pessoas da Novelis South America (2011 a 2014); e atuoso como executivo de Pessoas, Sustentabilidade e Inovação na Tigre Águas e Efluentes, do Grupo Tigre (2014 a 2018). Antes de assumir o cargo de Vice-Presidente Executivo de Pessoas, Gestão e Cultura da Eletrobras, foi Vice-Presidente Corporativo e Diretor Superintendente da China Three Gorges desde 2019.

Robson Pinheiro Rodrigues de Campos Executive Vice-President of Expansion Engineering

Robson Pinheiro Rodrigues de Campos ​é advogado, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudou finanças no IBMEC e possui mestrado em administração pela Universidade de Georgetown. Iniciou sua carreira em 1990 na Wartsila, onde permaneceu de 1990 a 2016, ocupando diversos cargos, como diretor executivo de energia do Mercosul e presidente e CEO da operação brasileira. De 2020 a dezembro de 2023, ocupou o cargo de CEO da operação brasileira de Engenharia e Construção do grupo chileno Sigdo Koppers.​​

Italo Tadeu de Carvalho Freitas Filho Executive Vice-President of Commercialization

Italo Tadeu de Carvalho Freitas Filho é formado em Engenharia Mecânica (Escola Politécnica PE), possui MBA em Finanças pela Universidade de Murcia (Espanha) e é mestre em Energia e Meio Ambiente pela Unicamp. Trabalhou como Gerente de Desempenho na AES Cartagena/ES (2004 a 2007); foi Diretor de Operações e Manutenção da AES Uruguaiana (2007 a 2009); atuou como Diretor de Operações e Manutenção da AES Tietê (2009 a 2014); foi CEO da AES Brasil de 2016 a 2021. Ocupou o cargo de VP de Novos Negócios para a América do Sul da AES Corporation SBU, de 2021 a 2023.

Antônio Varejão de Godoy Executive Vice President of Operations and Security

Antônio Varejão de Godoy formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp e possui MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou na Eletrobras como gerente do Departamento de Desenvolvimento de Projetos Especiais (PROCEL – 2002 a 2003). Atuoso como Diretor Presidente da Eletrobras Chesf (2014 a 2015); Diretor de Engenharia e Construção da Eletrobras Chesf (2015 a 2017); Diretor de Geração na Eletrobras (2017 a 2019); Presidente do Conselho de Administração da NESA (2018 a 2020); assistente da Presidência da Eletrobras Chesf (2019 a 2021), onde também foi Superintendente de Estratégia, Participações e Sustentabilidade (2021 a 2022). Até 2022, atuou como Diretor da Sensatto Energia, Diretor da Casaforte Energia e da Casaforte Eólica.

Renato Costa Santos Carreira Executive Vice President of Supplies and Services

Renato Costa Santos Carreira é formado em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing (PUC-SP). Possui especializações em Gestão Econômica e Financeira de Marketing (FGV) e Estratégia para Vantagem Competitiva (Harvard Business School). Foi Diretor de Mercado do Carrefour Comércio e Indústria S/A (2003 a 2006); ocupou como cargos de Gerente Geral de Compras (2006 a 2010) e  Gerente Geral de Investimentos (Capex e Administração de Materiais) da Companhia Siderúrgica Nacional (2010 a 2013); foi Diretor Executivo de Cadeia de Suprimentos (Suprimentos, Logística e Planejamento), na GRSA – Soluções em Alimentação e Serviços de Apoio (Grupo Compass) (2013 a 2019);e atuou como Gerente Executivo Global de Suprimentos e Logística Inbound na Vale S/A, de abril de 2019 a 2023.

Juliano de Carvalho Dantas Executive Vice President of Innovation, R&D, Digital and IT

Juliano de Carvalho Dantas é engenheiro mecânico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Ele obteve seu título de Master of Science in Management (Sloan Fellow) pela Stanford Business School (EUA) e concluiu o Advanced Management Program (amp) pelo INSEAD, na França. Entre 2007 e 2019, trabalhou na Petrobras como Gerente de Projetos de Poços, Gerente de Ativos de Produção, Gerente Geral de Estratégia de Suprimentos e Gerente Geral de RH. De novembro de 2019 a dezembro de 2021, liderou o Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras) como gerente executivo e integrou, até setembro de 2022, a Diretoria Executiva da Petrobras como diretor estatutário de Transformação Digital, Tecnologia e Inovação.

Marcelo de Siqueira Freitas Legal Vice-Presidency

Marcelo de Siqueira Freitas é formado em Direito pela Universidade de Brasília (1999). Em 2014, participou do programa Senior Managers in Government da John F. Kennedy School of Government (EUA), e em 2015, do programa Management in the Public Sector da École Nationale D’Administration, na França. Atuoso como procurador federal de 2000 a 2023, tendo sido procurador federal da Procuradoria-Geral da União entre 2008 e 2015. Também atuoso como secretário executivo do Ministério da Previdência Social em 2015. Foi Diretor Jurídico (2016/2018) e Diretor de Integridade, Controladoria e Gestão de Riscos (2018) do BNDES. Possui ampla experiência como professor, especialmente nas áreas de Administração, Previdência Social e Áreas Cíveis.

Board of Directors

Our Board of Directors has nine members:

Vicente Falconi Campos Chairman
Ivan de Souza Monteiro
Marcelo de Siqueira Freitas
Marcelo Gasparino da Silva
Marisete Fatima Dadald Pereira
Pedro Batista de Lima Filho
Daniel Alves Ferreira
Felipe Villela Dias
Carlos Eduardo Rodrigues Pereira

Fiscal Council

The Fiscal Council of Eletrobras is currently composed of five members:

Carlos Eduardo Teixeira Taveiros titular member
Gisomar Francisco de Bittencourt Marinho titular member
José Raimundo dos Santos titular member
Ricardo Bertucci titular member
Marcos Barbosa Pinto titular member

Board of Directors Support Committees

Composed of board members and, in the case of the Audit Committee, and also by an external member, the Committees assist the Board of Directors in strategic matters, in order to provide greater speed, rationality, security and technicality to the decision making process. The appointment of its members is decided by the Board of Directors, pursuant to its Internal Regulations and Eletrobras By-Laws.

Statutory Audit and Risk Committee – CAE:

Jerônimo Antunes Coordinator
Felipe Villela Dias
Daniel Alves Ferreira
Luis Henrique Bassi Almeida
Luiz Carlos Nannini

Statutory Committee on Strategy, Governance and Sustainability – CEGS:

Marisete Fatima Dadald Pereira Coordinator
Carlos Eduardo Rodrigues Pereira
Marcelo Gasparino da Silva
Pedro Batista de Lima Filho
Vicente Falconi Campos

Committee of People – CPES:

Pedro Batista de Lima Filho Coordinator
Marcelo de Siqueira Freitas
Ana Silvia Corso Matte external member
Felipe Villela Dias
Vicente Falconi Campos

Legal Affairs Support Committee – CAAJ:

Daniel Alves Ferreira Coordinator
Marcelo de Siqueira Freitas
Felipe Villela Dias
Marcelo Gasparino da Silva
Pedro Batista de Lima Filho
José Eduardo Guimarães Barros