Diretoria e Conselhos

Diretoria Executiva

Nossa Diretoria Executiva é formada pelo presidente e por seis diretores:

Wilson Ferreira Junior Presidente

Wilson Ferreira Junior é formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Mackenzie. Cursou mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP), e possui várias especializações, entre as quais, em Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Mackenzie), em Marketing (Fundação Getúlio Vargas) e em Administração de Distribuição de Energia Elétrica (Swedish Power Co.). Possui 40 anos de experiência no setor de energia, exercendo diversos cargos de liderança nesse setor. Foi presidente da Eletrobras de 2016 até 2021, cargo para o qual retornou em setembro de 2022, após período na presidência da Vibra Energia.

Rodrigo Limp Nascimento Diretor de Regulação e Relações Institucionais

Rodrigo Limp Nascimento é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem especialização em Direito Regulatório e mestrado em Economia do Setor Público, ambos pela Universidade de Brasília, e MBA Executivo Gestão em Empresas de Energia Elétrica pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira profissional na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2007, como especialista em regulação de serviços públicos de energia. Em 2015, passou a consultor legislativo nas áreas de energia, mineração e recursos hídricos na Câmara dos Deputados. De maio de 2018 a março de 2020, exerceu o cargo de diretor da Aneel e, em seguida, o de secretário de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia (MME). De abril de 2021 a julho de 2022, foi membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Desde abril de 2020 integra o Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), assumindo a Presidência do conselho em maio de 2021. Foi empossado presidente da Eletrobras em maio de 2021.

Camila Gualda Sampaio Araújo Diretora de Governança, Riscos e Conformidade

Camila Araujo é graduada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial, com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Especialização em Inovação, Métodos Ágeis e Sprint pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Iniciou carreira na Arthur Andersen e posteriormente migrou para a Deloitte, onde atuou por 20 anos e foi sócia de Riscos da Deloitte Brasil, com exposição em projetos de âmbito local e internacional. Possui forte experiência em Gestão de Riscos, desde identificação, apetite, resposta e mitigação de riscos, como implementação de rotinas de monitoramento e indicadores. Agrega também experiência em governança corporativa, compliance (implementação, diagnósticos, melhoria contínua), programas de integridade e anticorrupção (avaliação de riscos, implementação de mecanismos de monitoramento, gestão de investigações corporativas), e projetos de estruturação e processos, avaliação de controles internos em aderência a lei SOX. É professora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Pedro Luiz de Oliveira Jatobá Diretor de Geração

Pedro Luiz de Oliveira Jatobá é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem especialização em Engenharia de Telecomunicações e Produção. Desde 1980 trabalha em empresas relacionadas à Eletrobras, atuando em: controle de sistemas de proteção para transmissoras; operação e expedição; projeto de sistemas de telecomunicações e de operação; gestão e desenvolvimento de negócios em empresas de distribuição. A partir de 2009, na Eletrobras, assumiu a liderança do Departamento de Desenvolvimento de Negócios no Exterior, trabalhando na avaliação de oportunidades de negócios em geração de energia renovável e sistemas de transmissão na América do Sul, América Central, Estados Unidos e África. A partir de 2014, passou a superintendente de Operações no Exterior e, em 2016, a superintendente Internacional da empresa.

Marcio Szechtman Diretor de Transmissão

Marcio Szechtman é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com 44 anos de atuação no setor elétrico. Iniciou sua carreira técnica no Eletrobras Cepel em 1976. Em 1996, desligou-se da instituição e tornou-se consultor na iniciativa privada. Com forte atuação no cenário internacional, trabalhou para cerca de 15 países. No Brasil, ocupou funções de direção na empresa de consultoria Mercados de Energia e foi diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios da Terna Participações. Desde 2010, atua como consultor técnico junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nos projetos de transmissão associados aos empreendimentos hidroelétricos do rio Madeira e de Belo Monte. De janeiro de 2017 a abril de 2019, exerceu a função de diretor-geral do Cepel.

Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta Diretora Financeira e de Relações com Investidores

Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta é administradora de empresas, com graduação e mestrado pela UFPE, pós MBA para Conselheiras de Administração pela Saint Paul Escola de Negócios e pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Participou de programas de educação executiva na LSE (Reino Unido), no IMD (Suíça), ESADE (Espanha), University of Chicago Graduate School of Business (EUA) e fez o curso de formação de Conselheiros de Administração do IBGC. Atuou como diretora executiva de Planejamento e Controle da Neoenergia, de 2013 a 2016. Também atuou como conselheira fiscal da Norte Energia, durante um ano, como representante da Neoenergia. Foi diretora de Finanças da MRS Logística, de 2010 a 2013, e Controller do Grupo Light, de 2006 a 2010. Foi Conselheira de Administração e membro do Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário da Eletrobras em 2018. Na Eletrobras, preside os Conselhos das controladas Chesf e CGT Eletrosul.

Luiz Augusto Pereira de Andrade Figueira Diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade

Luiz Augusto Pereira de Andrade Figueira é bacharel em Matemática formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem pós-graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), em Administração da Tecnologia da Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead-UFRJ) e mestrado em Administração de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). No setor elétrico desde 1985, atuou como superintendente de Estratégia, Gestão Corporativa e Sustentabilidade na Eletrobras, onde também já foi superintendente de Conformidade e Gestão de Riscos (2015 a 2016), coordenador-geral da Presidência (2008 a 2015), diretor Financeiro (2007 a 2008) e gerente do Departamento Financeiro (2003 a 2005). Foi também superintendente de Recursos Financeiros da Empresa de Pesquisa Energética (2005 a 2007).

Conselho de A​dministração

Nosso Conselho de Administração é composto por nove integrantes:

Ivan de Souza Monteiro (presidente)
Marcelo de Siqueira Freitas

Ver Curriculo

Eleito pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias.

Marcelo Gasparino da Silva

Ver curriculo

Eleito pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias.

Marisete Fatima Dadald Pereira

Ver curriculo

Eleito pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias.

Felipe Villela Dias

Ver Curriculo

Eleito pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias.

Daniel Alves Ferreira

Ver Curriculo

Eleito pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias.

Pedro Batista de Lima Filho

Ver curriculo

Eleito pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Preferenciais.

Vicente Falconi Campos

Ver curriculo

Eleito pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias.

Carlos Eduardo Rodrigues Pereira

Ver Curriculo

Eleito pelos Empregados.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Eletrobras é composto atualmente por cinco titulares e respectivos suplentes. Há dois representantes do Ministério de Minas e Energia, um do Tesouro Nacional e dois representantes dos acionistas minoritários (um pelos ordinaristas e um pelos preferencialistas).​​

Thaís Márcia Fernandes Matano Lacerda (presidente) membro titular
Ingrid Palma Araújo membro suplente

Ver Curriculo

Eleitas pelo Acionista Controlador.

Ricardo Takemitsu Simabuku titular suplente

Ver Curriculo

Eleitos pelo Acionista Controlador.

Antonio Emilio Bastos de Aguiar Freire membro titular
Giuliano Barbato Wolf membro suplente

Ver Curriculo

Eleitos pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Preferenciais.

Carlos Eduardo Teixeira Taveiros membro titular
Robert Juenemann membro suplente

Ver Curriculo

Eleitos pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias.

Rafael Rezende Brigolini membro titular
Rafael Souza Pena membro suplente

Ver Curriculo

Eleitos pelo Acionista Controlador.

Comitês de Apoio ao Conselho de Administração

Compostos por conselheiros de administração e, no caso do Comitê de Auditoria, ainda por um membro externo, os Comitês auxiliam o Conselho de Administração em assuntos estratégicos, a fim de proporcionar maior celeridade, racionalidade, segurança e tecnicidade ao processo decisório. A nomeação de seus membros é decidida pelo Conselho de Administração, nos termos de seu Regimento Interno e do Estatuto Social da Eletrobras.

Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário – CAE:

Jerônimo Antunes Coordenador
Felipe Villela Dias
Daniel Alves Ferreira
Luiz Carlos Nannini
Luis Henrique Bassi Almeida

Comitê Estatutário de Estratégia, Governança e Sustentabilidade – CEGS​:

Marisete Fatima Dadald Pereira Coordenadora
Carlos Eduardo Rodrigues Pereira
Marcelo Gasparino da Silva
Pedro Batista de Lima Filho
Vicente Falconi Campos

Comitê Estatutário de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração – CPES:

Pedro Batista de Lima Filho Coordenador
Marcelo de Siqueira Freitas
Ana Silvia Corso Matte Membro externo
Felipe Villela Dias
Vicente Falconi Campos