Diretoria e Conselhos

Diretoria Executiva

 

Ivan de Souza Monteiro Presidente

Ivan de Souza Monteiro é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, em Minas Gerais, cursou MBA Executivo em Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/RJ) e o MBA em Gestão da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Ivan de Souza Monteiro foi Co-CEO e Chairman of Investment Bank do Credit Suisse Brasil. Foi CEO e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores – CFO da Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A., Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores – CFO do Banco do Brasil S.A., tendo atuado também como General Manager BB Nova Iorque, General Manager BB Lisboa e África e Superintendente Comercial do Banco do Brasil S.A. Ele atuou no Comitê de Riscos do NuBank, bem como nos conselhos de administração do IRB – Instituto de Resseguros do Brasil, da Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A., Ultrapar Participações, Banco Votorantim Participações S.A., BB Seguridade e CPFL Energia. É membro do Conselho de Administração da Eletrobras desde agosto de 2022, tendo exercido a função de presidente do Conselho até 14 de agosto de 2023, ata em que foi eleito CEO da Eletrobras e renunciou à função de Presidente do Conselho.

Rodrigo Limp Nascimento Vice-Presidência Executiva de Regulação e de Relações Institucionais

Rodrigo Limp Nascimento é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem especialização em Direito Regulatório e mestrado em Economia do Setor Público, ambos pela Universidade de Brasília, e MBA Executivo Gestão em Empresas de Energia Elétrica pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira profissional na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2007, como especialista em regulação de serviços públicos de energia. Em 2015, passou a consultor legislativo nas áreas de energia, mineração e recursos hídricos na Câmara dos Deputados. De maio de 2018 a março de 2020, exerceu o cargo de diretor da Aneel e, em seguida, o de secretário de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia (MME). De abril de 2021 a julho de 2022, foi membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Desde abril de 2020 integra o Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), assumindo a Presidência do conselho em maio de 2021. Foi empossado presidente da Eletrobras em maio de 2021, cargo que ocupou até setembro de 2022. Desde então assumiu a área de Regulação e Relações Institucionais.

Camila Gualda Sampaio Araújo Vice-Presidência de Governança, Riscos, Compliance e Sustentabilidade

Camila Araujo é graduada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial, com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Especialização em Inovação, Métodos Ágeis e Sprint pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Iniciou carreira na Arthur Andersen e posteriormente migrou para a Deloitte, onde atuou por 20 anos e foi sócia de Riscos da Deloitte Brasil, com exposição em projetos de âmbito local e internacional. Possui forte experiência em Gestão de Riscos, desde identificação, apetite, resposta e mitigação de riscos, como implementação de rotinas de monitoramento e indicadores. Agrega também experiência em governança corporativa, compliance (implementação, diagnósticos, melhoria contínua), programas de integridade e anticorrupção (avaliação de riscos, implementação de mecanismos de monitoramento, gestão de investigações corporativas), e projetos de estruturação e processos, avaliação de controles internos em aderência a lei SOX. É professora convidada do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Eduardo Haiama Vice-Presidência Executiva Financeira e de Relações com Investidores

Eduardo Haiama graduou-se pela Escola Politécnica da USP em Engenharia Elétrica e possui pós-graduação (MBA) pela Duke University (Carolina do Norte, EUA). Atuou como diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Yduqs Participações, de 2019 a 2022, e da Equatorial Energia, de 2008 até novembro de 2019. Foi também Conselheiro de Administração da Equatorial Energia. Trabalhou no Banco UBS Pactual, na área de pesquisa de renda variável, como analista sênior de utilities, entre 2004 e 2008. Por diversas ocasiões, foi reconhecido como um dos melhores analistas do mercado pela Institutional Investor. Anteriormente, havia trabalhado como analista de produtos estruturados para o Banco Itaú BBA (ex-BBA Creditanstalt).

Élio Wolff Vice-Presidência Executiva de Estratégia e de Desenvolvimento de Negócios

Élio Wolff é formado em Engenharia Elétrica (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em Finanças (2000), pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese/UFSC), MBA em Finanças Corporativas (2003), pelo Ibmec, e participação no General Management Programme (2014), no CEDEP/Insead (França). Iniciou carreira profissional em Florianópolis na Gerasul/Tractebel (atualmente Engie), em 2000, e seguiu sua trajetória na Engie de 2006 a 2014 onde ocupou posições de desenvolvimento de negócios, analista financeiro, Head de estratégia e CFO nas localidades de Dubai, Rio de Janeiro, Panama e India. Em 2015, passou a trabalhar no headquarter da Engie em Paris, chegando à posição de Global Head of M&A, em 2018. Assumiu a Diretoria de Estratégia de Negócios e Participações da Eletrobras em dezembro de 2022.

José Renato Domingues Vice-Presidência Executiva de Gente, Gestão e Cultura

José Renato Domingues iniciou a carreira como fundador e managing partner da Zumble Consultoria (1994 – 2004), onde foi pioneiro no Brasil em aprendizagem organizacional e planejamento estratégico por cenários. Atuou como diretor de consultoria em transformação na DBM Brasil (2005 a 2007); foi diretor de RH na International Paper América Latina (2007 – 2011); trabalhou como VP de Pessoas para a Novelis América do Sul (2011 a 2014); e atuou como executivo de Pessoas, Sustentabilidade e Inovação na Tigre Água e Efluentes, do Grupo Tigre (2014 a 2018). Antes de assumir a posição de vice-presidente Executivo de Gente, Gestão e Cultura na Eletrobras, era vice-presidente corporativo e conselheiro de Administração na China Three Gorges desde 2019.

Robson Pinheiro Rodrigues de Campos Vice-Presidência Executiva de Engenharia de Expansão

Robson Pinheiro Rodrigues de Campos é advogado, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou especialização em Finanças pelo IBMEC e é mestre em gestão pela Universidade de Georgetown. Iniciou a carreira em 1990 na Wartsila, onde permaneceu de 1990 a 2016, ocupando diferentes posições, como diretor executivo de energia para o Mercosul e presidente e CEO da operação brasileira. De 2020 a dezembro de 2023, ocupou a posição de CEO da operação brasileira de Engenharia e Construção do grupo chileno Sigdo Koppers.

Ítalo Tadeu de Carvalho Freitas Filho Vice-Presidência Executiva de Comercialização

Ítalo Tadeu de Carvalho Freitas Filho se formou em Engenharia Mecânica (Escola Politécnica PE), concluiu MBA em Finanças pela Universidade de Murcia (Espanha) e tem mestrado em Energia e Meio Ambiente pela Unicamp. Trabalhou como gerente de engenharia e desempenho na AES Cartagena/ES (2004 a 2007); foi diretor de Operações e Manutenção da AES Uruguaiana (2007 a 2009); atuou como vice-presidente de Operações e Manutenção da Geração AES Brasil (2009 a 2014);  e foi CEO da AES Brasil de 2016 a 2021. Ocupou a posição de VP de Novos Negócios para a América do Sul e Novas Soluções AES Internacional, de 2021 até 2023.

Antônio Varejão de Godoy Vice-Presidência Executiva de Operações e Segurança

Antônio Varejão de Godoy se graduou em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concluiu mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp e tem MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou na Eletrobras como gerente do Departamento de Desenvolvimento de Projetos Especiais (Procel – 2002 a 2003). Atuou como diretor-presidente na Eletrobras Chesf (2014 a 2015); diretor de Engenharia e Construção na Eletrobras Chesf (2015 a 2017); diretor de Geração na Eletrobras (2017 a 2019); presidente do Conselho de Administração da NESA (2018 a 2020); assistente do diretor-presidente na Eletrobras Chesf (2019 a 2021), onde também foi superintendente de Estratégia, Participações e Sustentabilidade (2021 a 2022). Atuava, até 2022, como Diretor da Sensatto Energia, diretor da Casaforte Energia e da Casaforte Eólica. Também foi conselheiro de Administração da Companhia Rio das Flores e de Garça Branca, até 2022.

Renato Costa Santos Carreira Vice-Presidência Executiva de Suprimentos e Serviços

Renato Carreira é graduado em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing (PUC-SP). Tem especializações em Marketing, Gestão Econômica e Financeira (ambos pela FGV), além de Strategy for Competitive Advantage (Harvard Business School). Foi Diretor Comercial Alimentar no Carrefour S/A (2003 a 2006); ocupou as posições de Gerente Geral de Compras (Materiais e Serviços, 2006 a 2010) e  Gerente Geral de Investimentos (Capex e Administração de Materiais, 2010 a 2013) na Companhia Siderúrgica Nacional; foi Diretor Executivo de Supply Chain (Suprimentos, Logística e Planejamento) na GRSA – Soluções em Alimentação (Compass Group, 2013 a 2019); e atuou como Diretor Global de Inbound Logistics da Vale S/A desde abril de 2019 até 2023.

Juliano de Carvalho Dantas Vice-Presidência Executiva de Inovação, P&D, Digital e TI

Juliano de Carvalho Dantas é engenheiro mecânico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Obteve o diploma de Master of Science in Management (Sloan Fellow) pela escola de negócios de Stanford (EUA) e concluiu o Advanced Management Program (AMP) pela INSEAD, França. Entre 2007 e 2019, atuou na Petrobras como gerente de Projetos de Poços, gerente de Ativo de Produção, gerente geral de Estratégia de Suprimentos e gerente geral de RH. De novembro de 2019 a dezembro de 2021, liderou o Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras) como gerente executivo e integrou, até setembro de 2022, a Diretoria Executiva da Petrobras como diretor estatutário de Transformação Digital, Tecnologia e Inovação.

Marcelo de Siqueira Freitas Vice-Presidência Jurídica

Marcelo de Siqueira Freitas é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (1999). Em 2014, participou do Senior Managers in Government, na John F. Kennedy School of Government (EUA), e, em 2015, do programa Management in the Public Sector, na École Nationale D’Administration, na França. Atuou como procurador federal de 2000 até 2023, tendo sido procurador federal da Advocacia‐Geral de União entre 2008 e 2015. Também atuou como Secretário Executivo no Ministério da Previdência Social em 2015. Foi diretor Jurídico (2016/2018) e diretor de Integridade, Controladoria e Gestão de Riscos (2018) do BNDES. Tem larga experiência como professor, em especial nas áreas de Administração, Previdência e Áreas Civis.

Conselho de A​dministração

Nosso Conselho de Administração é composto por nove integrantes:

Vicente Falconi Campos Presidente
Ivan de Souza Monteiro
Marcelo de Siqueira Freitas
Marcelo Gasparino da Silva
Marisete Fatima Dadald Pereira
Felipe Villela Dias
Daniel Alves Ferreira
Pedro Batista de Lima Filho
Ana Silvia Corso Matte

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Eletrobras é composto atualmente por cinco integrantes:

Carlos Eduardo Teixeira Taveiros membro titular
Gisomar Francisco de Bittencourt Marinho membro titular
José Raimundo dos Santos membro titular
Ricardo Bertucci membro titular

Comitês de Apoio ao Conselho de Administração

Compostos por conselheiros de administração e, no caso do Comitê de Auditoria, ainda por um membro externo, os Comitês auxiliam o Conselho de Administração em assuntos estratégicos, a fim de proporcionar maior celeridade, racionalidade, segurança e tecnicidade ao processo decisório. A nomeação de seus membros é decidida pelo Conselho de Administração, nos termos de seu Regimento Interno e do Estatuto Social da Eletrobras.

Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário – CAE:

Luiz Carlos Nannini Coordenador
Daniel Alves Ferreira
Luis Henrique Bassi Almeida

Comitê Estatutário de Estratégia, Governança e Sustentabilidade – CEGS​:

Marisete Fatima Dadald Pereira Coordenadora
Carlos Eduardo Rodrigues Pereira
Marcelo Gasparino da Silva
Pedro Batista de Lima Filho
Vicente Falconi Campos

Comitê de Pessoas – CPES:

Pedro Batista de Lima Filho Coordenador
Marcelo de Siqueira Freitas
Ana Silvia Corso Matte Membro externo
Felipe Villela Dias
Vicente Falconi Campos

Comitê de Apoio a Assuntos Jurídicos – CAAJ:

Daniel Alves Ferreira Coordenador
Marcelo de Siqueira Freitas
Felipe Villela Dias
Marcelo Gasparino da Silva
Pedro Batista de Lima Filho
José Eduardo Guimarães Barros

Comitê de Sustentabilidade:

Marcelo Gasparino da Silva Coordenador
Ana Sílvia Corso Matte
Felipe Villela Dias